Morre Ralph Baer, o “pai dos videogames”

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 18h11

San Francisco, 8 dez (EFE).- Ralph Baer, o engenheiro conhecido como o “pai dos videogames”, morreu em sua casa na cidade americana de Manchester neste fim de semana aos 92 anos, confirmou sua família nesta segunda-feira.

Baer teve a ideia de desenvolver uma “caixa” que permitisse aos americanos jogar em seus televisores em 1966, enquanto esperava um amigo chegar em um terminal de ônibus em Port Authority, Nova York.

“O objetivo do meu experimento era criar um dispositivo que pudesse ser conectado a qualquer televisão para jogar jogos interessantes”, escreveu em seu livro “Os videogames no princípio”, publicado em 2005.

Baer e a empresa para a qual trabalhava, Sanders Associates, solicitaram a primeira patente de videogames em 1971.

A Sanders Associates concedeu uma licença para o sistema desenvolvido por Baer à Magnavox, que vendeu 130 mil unidades do primeiro console de jogos doméstico em 1972.

Baer, um engenheiro de origem judaica que chegou aos Estados Unidos com sua família fugindo da Alemanha nazista, foi premiado pela Casa Branca em 2006 com a Medalha Nacional da Tecnologia, e entrou no Hall da Fama dos Inventores dos EUA no ano 2010.

O videogame projetado por ele transformou o papel da televisão e assentou os pilares de uma indústria que gera bilhões de dólares todos os anos.

Nascido em março de 1922 na cidade alemã de Pirmasens, Baer cresceu no bairro nova-iorquino do Bronx, após chegar aos Estados Unidos em 1938.

Baer se interessou pela engenharia eletrônica durante sua adolescência e passou os primeiros anos de sua carreira profissional desenvolvendo equipamentos médicos, alto-falantes e outros sistemas tecnológicos para fins comerciais e militares.

Ele deixou dois filhos, James e Mark, uma filha, Nancy, e quatro netos. Sua esposa, Dena Whinston, com quem esteve casado por 53 anos, morreu em 2006. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.