Morre repórter gráfico ucraniano por fogo de morteiro perto de Donetsk
Kiev, 1 mar (EFE).- O repórter gráfico do jornal ucraniano “Segodnia” Sergei Nikolayev morreu neste sábado em Peski em um ataque com morteiros dos separatistas pró-Rússia contra as posições das forças de Kiev nessa cidade do leste da Ucrânia, informaram neste domingo os meios de comunicação locais.
Bogdan Rossinski, outro fotógrafo que acompanhava Nikolayev e que ficou ferido no mesmo ataque, explicou ao jornal “Segodnia” que eles foram surpreendidos por fogo de morteiro que causou ferimentos mortais ao repórter gráfico.
Nikolayev, de 43 anos, foi levado ao hospital ainda com vida, mas os médicos não puderam fazer nada para salvá-lo.
As autoridades ucranianas abriram uma investigação para esclarecer as circunstâncias de um ataque qualificado como “assassinato premeditado”.
A Ucrânia, junto com a Síria e Iraque, se transformou em 2014 no lugar mais perigoso para o trabalho da imprensa, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
Nikolayev é o sexto jornalista que falece no leste da Ucrânia em menos de um ano, em um conflito que explodiu em abril após a rebelião pró-russa nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.