Morre suboficial do exército argentino em explosão em base da Antártida

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2014 18h05

Buenos Aires, 14 jan (EFE).- Um suboficial do exército argentino morreu nesta terça-feira em uma explosão na Base Esperanza, uma das seis bases permanentes que o país possui na Antártida, informaram fontes do Ministério da Defesa.

O acidente aconteceu na explosão de restos de material inflamável durante as atividades de retirada desses resíduos da base, detalhou o Ministério.

Fundada em 1952, a Base Esperanza é uma das seis bases argentinas na Antártida com atividade permanente e a única que tem uma dotação de pessoal civil.

Por sua localização, a base dá apoio à atividade aérea marítima e terrestre, graças a sua estação meteorológica.

Ela ocupa 43 edifícios e hospeda cerca de 80 habitantes no inverno, que realizam tarefas de reconhecimento e exploração, além de outras atividades científicas relacionadas com glaciologia, sismologia, oceanografia, biologia, geologia e oceanografia.

O ministro argentino de Defesa, Agustín Rossi, deu início à Campanha Antártica de Verão 2014 no último dia 9, ao ordenar uma operação de abastecimento de combustível às embarcações que sustentarão as atividades científicas no continente branco.

Um dia depois, atracou no porto de Buenos Aires a embarcação polar russa “Vasily Golovnin”, destinado ao fornecimento das bases argentinas que, segundo a previsão de Defesa, ficariam reaprovisionadas em março.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.