Morre um dos soldados atropelados em Montreal por jovem radicalizado

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 12h21
  • BlueSky

Toronto (Canadá), 21 out (EFE).- Um dos dois soldados canadenses atropelados na segunda-feira por um veículo conduzido por um jovem radicalizado morreu no hospital em decorrência dos ferimentos, informou nesta terça-feira a Polícia Provincial do Québec.

O motorista, identificado como Martin Rouleau, de 25 anos, também morreu ontem por causa dos disparos realizados pela polícia após o atropelamento.

O incidente ocorreu às 11h30 no horário local (13h30 em Brasília) de ontem no estacionamento de um centro comercial na cidade de Saint-Jean-sur-Richelieu, nas proximidades de Montreal.

A Polícia Montada do Canadá emitiu na noite de ontem um comunicado em que destacava que Rouleau era “conhecido pelas autoridades, incluindo nossa equipe de investigações de segurança nacional” e acrescentou que ele “tinha se radicalizado” ao se converter ao Islã há um ano.

A “Rádio-Canadá” disse que a página de Facebook de Rouleau o identifica como “Ahmad O Converso” e contém vídeos de propaganda das ações de grupos extremistas islâmicos.

Outros meios de comunicação canadenses disseram hoje que as autoridades tinham retirado o passaporte de Rouleau para evitar que ele abandonasse o país.

A família do soldado falecido pediu que seu nome não seja publicado. Já no caso do segundo soldado atropelado, as lesões não são graves, disse a Polícia Provincial do Québec.

O incidente ocorreu uma semana depois que o governo do Canadá dar início à ofensiva com aviões de combate e vigilância contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque.

Nos últimos meses, o Canadá foi ameaçado com atentados em mensagens publicadas nas redes sociais e atribuídas a membros do grupo radical jihadista. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.