Morrem 6 soldados e 20 insurgentes em confrontos no noroeste do Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 01/11/2014 06h19
  • BlueSky

Islamabad, 1 nov (EFE).- Um ataque contra um posto de controle militar causou a morte de seis soldados e 20 insurgentes neste sábado na região tribal de Orakzai, no noroeste do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque aconteceu no começo da manhã quando um grupo com cerca de 40 insurgentes abriu fogo contra o posto de controle em Shirin Dara, disse o porta-voz policial, Akram Ali Khan.

Nesse enfrentamento, outros cinco soldados ficaram feridos e aproximadamente 20 insurgentes conseguiram escapar.

O ataque dos rebeldes é uma resposta para a ofensiva militar iniciada pelo Exército paquistanês no dia 15 de junho na região tribal do Waziristão do Norte, para onde foram enviados cerca de 30 mil soldados para tentar acabar com os grupos insurgentes que se refugiam nessa região.

Além dessa operação, denominada “Zarb-e Azb” (Afiado e cortante), o Paquistão lançou outra ofensiva na região de Khyber, vizinha ao Waziristão do Norte.

O operação “Zarb-e Azb” já acabou com a vida de 1.100 terroristas, enquanto a operação Khyber foi responsável pela morte de 44, de acordo com o Exército paquistanês, que também informou que quase 90 soldados morreram nessas duas operações.

Orakzai é uma das sete áreas que fazem parte do cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão, uma faixa de território que nunca foi completamente controlada pelo Estado do Paquistão e que é majoritariamente habitada por tribos de etnia pashtun.

As áreas tribais servem de refúgio para um grande número de grupos talibãs, jihadistas e militantes da rede Al Qaeda e são cenários frequentes de incidentes violentos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.