Morrem dois soldados e suposto membro da Al Qaeda em ataque no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 07h43

Sana, 8 mar (EFE).- Pelo menos dois soldados e um suposto membro saudita da rede terrorista Al Qaeda morreram neste sábado em um ataque a uma base militar na província de Abian, no sul do Iêmen, informou o Ministério da Defesa iemenita.

Em seu site, o Ministério explicou que combatentes dessa organização extremista atacaram com bombas o quartel da 115ª Brigada de Infantaria do exército iemenita na área de Louder.

As tropas enviadas ao local repeliram a agressão lançada por “elementos criminosos da Al Qaeda” e abateram um deles, de nacionalidade saudita, enquanto dois militares morreram e três ficaram feridos no enfrentamento.

Além disso, os soldados conseguiram capturar dois dos criminosos, mas o Ministério da Defesa não determinou suas nacionalidades.

Esta é a primeira vez que as forças iemenitas detêm vários integrantes da Al Qaeda, já que normalmente conseguem fugir após os combates.

Meios de comunicação locais atribuíram esse fato à colaboração dos chamados comitês populares, milícias que apoiaram o exército na luta contra Al Qaeda para a libertação das cidades da província de Abian que em 2012 caíram em mãos dos terroristas.

No último dia 3 de março, pelo menos seis soldados morreram e outros 14 ficaram feridos em duas emboscadas preparadas por homens armados na província de Shabua, no sudeste do Iêmen.

Os membros das Forças Armadas e Segurança, especialmente no sul do Iêmen, se transformaram nos últimos anos em alvo da Organização da Al Qaeda na Península Arábica, instalada nesse país e integrada por extremistas iemenitas e sauditas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.