Morte de crianças em hospital dominicano foi negligência, diz investigação

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 23h53

Santo Domingo, 9 out (EFE).- A comissão especial designada pelo governo da República Dominicana para investigar a morte de 11 crianças em um hospital no fim de semana determinou nesta quinta-feira que houve negligência médica em pelo menos quatro dos casos e recomendou a aplicação de punições rigorosas.

A falta de atendimento adequado às quatro crianças provocou uma infecção causada por uma bactéria, informaram os membros da comissão em entrevista coletiva no Palácio Nacional.

“Nestes casos houve deficiência na qualidade do atendimento médico, já que comprovaram que só havia a assinatura de um médico residente”, disse a porta-voz da comissão, Altagracia Guzmán.

A doutora disse que nas conclusões das investigações foi determinado, por meio de radiografias, que várias das crianças mortas apresentaram insuficiência cardíaca, porque tinham o coração crescido.

“Em um dos casos o diagnóstico não foi dado oportunamente, desde a entrada em centros privados até a entrada no Hospital Infantil Robert Reid Cabral”, explicou Guzmán.

As investigações também comprovaram denúncias que o sistema de fornecimento de oxigênio apresentou falhas que afetaram as crianças entre sexta-feira e domingo no hospital.

A morte das crianças causou grande repercussão no país caribenho, onde o próprio presidente dominicano, Danilo Medina, expressou indignação pelo incidente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.