Mortos em ataque no aeroporto de Istambul sobem para 41, com 239 feridos

  • Por EFE
  • 29/06/2016 09h52
EFE Ataque Turquia

O número de mortos no ataque terrorista, ocorrido na última terça-feira à noite (28), no aeroporto internacional de Ataturk, principal terminal de Istambul, na Turquia, subiu para 41, incluindo 13 estrangeiros, e 239 pessoas ficaram feridas, anunciou o gabinete do governador da cidade, já nesta quarta-feira (29).
 

O ataque foi o mais letal e violento na cidade turca, que, apenas neste ano, já foi atingida por outros três atentados. Na noite de terça, três homens que chegaram de táxi começaram a atirar e, logo em seguida, detonaram explosivos que estavam em seus corpos.

Apesar do ocorrido, o temrinal aéreo retomou as operações normalmente. Imagens televisionadas de dentro do local mostraram as cabines de check-in funcionando normalmente. A Turkish Airlines, maior companhia aérea do país, disse que suas operações de voo tinham sido retomadas, embora algumas chegadas e partidas tenham ficado atrasadas. 

Dos 13 estrangeiros mortos no ataque, cinco eram da Arábia Saudita, dois do Iraque, além de um cidadão da Tunísia, Uzbequistão, China, Irã, Ucrânia e Jordânia, de acordo com o gabinete do governador provincial.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado a responsabilidade pelas três explosões, que ocorreram por volta das 21h22 (no horário local), o primeiro-ministro, Binali Yildirim, disse que os resultados iniciais de uma investigação sugeriram que o Estado Islâmico tenha realizado o ataque. 

Durante a noite, aliados de Ancara enviaram condolências e condenações ao ataque, “não pode haver nenhuma justificação para o terrorismo. Aliados da Otan se solidarizam com a Turquia, unidos em nossa determinação de combater esse mal em todas as suas formas”, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, através de um comunicado.

“Infelizmente, este ataque assassino é apenas o último de uma série de outros que visam matar e mutilar civis inocentes”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, por meio de carta aberta, acrescentando que Washington está determinada a trabalhar com a Turquia para combater o terrorismo.

O Irã também mostrou solidariedade. Além de um iraniano ter sido morto, outros cinco ficaram feridos, disse o vice-ministro de Ralações Exteriores de Teerã, Hassan Ghashghavi, à agência de notícias semi-oficial Isna. Um dos feridos estava em estado crítico.

Voos do Irã para a Turquia retomaram, nesta quarta-feira (29), logo após o meio-dia (no horário local), disse o porta-voz da autoridade de aviação do país à televisão estatal.

A tragédia deve contribuir para as já dificultada indústria turística turca ter melhora no fluxo de visitantes. O número de estrangeiros, a passeio oua a negócios no país, diminuiu em 35%, em queda equivalente a 2,5 milhões de pessoas em maio passado. Uma queda abrupta na comparação anual, informou o Ministério da Cultura e Turismo de Ancara.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.