Moscas lembram o conteúdo calórico dos alimentos, segundo estudo
Londres, 7 abr (EFE).- As moscas têm a capacidade de lembrar o conteúdo em calorias da comida e desenvolver sua dieta alimentar em função deste parâmetro, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pela revista britânica “Nature”.
A pesquisa identifica múltiplos genes e regiões cerebrais nas moscas Drosophila, conhecida como a mosca da fruta, que estariam relacionados com a aprendizagem e a retenção da informação metabólica, o que ajudaria estes insetos a decidir que alimentos comer.
O estudo, liderado pelo professor do Albert Einstein College of Medicine em Nova York, Dongsheng Cai, indica que as moscas perdem a preferência pelas comidas com conteúdo calórico normal ao serem expostas em um experimento a ingerir uma dieta mais rica.
Após submeter as moscas a uma dieta alta em calorias durante um período prolongado de tempo, o grupo de pesquisadores demonstrou que a memória metabólica deste tipo de insetos pode modificar-se facilmente por mudanças genéticas ou por um excesso no consumo de alimentos.
Vários estudos preliminares realizados pela mesma equipe sugerem que os ratos poderiam ter desenvolvido um tipo de aprendizagem e memória metabólica similar à das moscas Drosophila.
De fato, os autores ressaltam que o hipotálamo, região do encéfalo situada na base cerebral, está relacionado com a aprendizagem e a memória nutricional, o que é determinante para aprofundar em assuntos como a resistência ou a suscetibilidade para sofrer obesidade. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.