Moscou desmente que tenha posicionado tropas na Ucrânia
Viena, 28 ago (EFE).- A Rússia negou nesta quinta-feira que tenha enviado tropas para a Ucrânia e afirmou que não tem nenhum interesse em invadir o leste do país, segundo insistiu Andrej Kelin, embaixador russo na Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (Osce).
“Dissemos claramente que a Rússia, com a exceção de dez soldados de fronteira, não tem nenhuma tropa no leste da Ucrânia”, disse Kelin, representante de Moscou neste organismo internacional com sede em Viena, após uma reunião de urgência do mesmo.
O diplomata negou as acusações por parte do governo da Ucrânia e inclusive da Otan sobre o desdobramento em massa de militares russos em solo ucraniano e afirmou que seu país “não está interessado nem em um invasão nem no envio de tropas”, e negou que não há fundamento para essas acusações.
Kelin assegurou que o que ocorre no leste da Ucrânia é uma catástrofe humana perante a qual a Rússia faz esforços para ajudar o povo no terreno.
O embaixador dos Estados Unidos na Osce, Daniel Baer, explicou através de sua conta em Twitter que na reunião de emergência muitos países denunciaram a escalada da tensão no que o americano denominou “uma tragédia criada pelo homem e dirigida pelo Kremlin”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.