Moscou tacha de “conjeturas” as acusações sobre o desdobramento de tropas

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2014 07h43
  • BlueSky

Moscou, 29 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, tachou nesta sexta-feira de “conjeturas” as acusações feitas pela Ucrânia e pela Otan sobre o desdobramento de tropas regulares russas no leste da Ucrânia.

“Diferentes conjeturas temos ouvido mais de uma vez, mas nem uma só vez nos apresentaram fatos. Praticamente, a partir do mesmo princípio da crise nos acusaram que somos culpados de tudo”, assegurou Lavrov em entrevista coletiva.

Lavrov assegurou que em outras ocasiões já “foi informado que há imagens do espaço que mostram o movimento das tropas russas”.

“Finalmente, aconteceu que eram jogos de computador. E as últimas acusações são do mesmo tipo”, disse Lavrov, citado pelas agências locais.

Relacionou as acusações com a bem-sucedida contra-ofensiva lançada nos últimos dias pelos rebeldes pró-Rússia, que tentam abrir uma terceira frente no litoral do Mar Negro.

Lavrov explicou que o contra-ofensiva rebelde pretende expulsar o Exército ucraniano e os batalhões de voluntários leais a Kiev das posições “desde as quais atacam a população civil” nas regiões de Donetsk e Lugansk.

“Se nem Kiev nem seus patrocinadores querem cumprir com suas obrigações sobre o cessar-fogo incondicional, então a única forma de salvar a população civil e de reduzir o número de vítimas é expulsar os militares ucranianos da região”, insistiu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.