Motoristas paralisam terminais de ônibus em São Paulo

  • Por Agencia Brasil
  • 12/05/2015 12h01

Movimentação no Terminal Parque Dom Pedro Taba Benedicto/Folhapress ônibus greve

Os motoristas de ônibus paralisaram na manhã desta terça-feira (12) todos os 32 terminais de transporte coletivo da capital paulista. O presidente do sindicato da categoria, Valdevan Noventa, estima que 90% dos condutores aderiram o protesto. O ato, com duração de duas horas, começou às 10h.

Segundo Noventa, o objetivo é pressionar as empresas a melhorarem a proposta de reajuste salarial. “Nós tivemos negociação, mas a proposta que foi apresentada pelo sindicato patronal foi reprovada pelos trabalhadores. Uma proposta indecente”, ressaltou o presidente do sindicato. Os motoristas reivindicam reposição da inflação e mais 7% de aumento real, enquanto o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) ofereceu 7,21% de reajuste.

O SPUrbanuss criticou a manifestação dos motoristas. “Uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano”, diz o comunicado divulgado pela representação patronal.

Uma assembleia dos trabalhadores está agendada para a próxima quinta-feira (14), a partir das 16h. O sindicato representa cerca de 40 mil motoristas e condutores que trabalham na capital.

Também na manhã de hoje, os motoristas autônomos que fazem o transporte de passageiros em cidades das regiões de Osasco e Mairiporã bloquearam o trânsito na Rua Boa Vista, centro da cidade, em frente ao prédio onde funciona a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos ( EMTU/SP ). A categoria protestava contra mudanças de operações de linhas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.