Movimento do varejo deve cair 30% na Semana Santa

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2014 11h09

O movimento do varejo nesta Semana Santa deve cair 30% em relação a 2013, apontou Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A CNC apurou que o crescimento este ano será de 3,7%, contra 4,9% da Páscoa do ano passado.

A se confirmarem os dados do Departamento de Economia, esta será a pior páscoa dos últimos anos. Quem não baixou bem os preços na última hora terá encalhe na certa, principalmente dos produtos acima de R$ 25.

Em lojas tradicionais de chocolate, de rua ou de shoppings, filas imensas se formaram atrás das doces liquidações. No início do ano, todo varejista cresceu o olho por conta do calendário e a data da Semana Santa, mas na prática, o comerciante Oswaldo Nunes revelou.  

*Ouça os detalhes no áudio

Entre o habitual e o supérfluo, os ovos bem mais caros que as barras de chocolate sobram aos montes no comércio. Consumidor lamenta: a vontade de comprar é grande, mas o enfraquecimento do poder de compra do salário é maior.

Mas o consumo excessivo de chocolate na Páscoa pode trazer problemas para a saúde. Em entrevista a Izilda Alves, o médico Arnaldo Lichtenstein alertou que quem é diabético ou tem colesterol alto não pode comer chocolate.

E fique atento para a bacalhoada, a batata e o tomate, que estão por R$ 8 o quilo. O peixe genérico dessalgado à moda do referência tem preços entre 18 e 38 reais, como constatou a reportagem da Jovem Pan em mercados da cidade.  

Durante a Semana Santa, triplica o consumo de pescado em todo o país, e por isso os preços disparam a mar aberto. Entre os peixes e frutos do mar mais procurados para o domingo de páscoa estão corvina, anchova, namorado, dourado, camarão, salmão, lula e polvo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.