MTST se manifesta em São Paulo por urgência na votação do Plano Diretor

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2014 21h51
  • BlueSky

São Paulo, 18 jun (EFE).- Cerca de 3 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), segundo cálculos da Polícia Militar, protestaram nesta quarta-feira de forma pacífica em São Paulo pedindo urgência na votação do Plano Diretor Estratégico do município.

De acordo com o movimento, cerca de 15 mil pessoas participaram da caminhada, que complicou o trânsito em algumas zonas da cidade na véspera do feriado de Corpus Christi.

Os manifestantes chegaram até as portas do Sindicato da Habitação de São Paulo, que foi cercado por policiais para evitar a entrada dos “sem-teto”.

Dias antes do início do Mundial, o MTST anunciou protestos “menos intensos” depois que o governo aceitou alguma de suas reivindicações, embora ameaçou com mais mobilizações, como a protagonizada hoje, para pressionar pela aprovação do Plano Diretor.

“Queremos habitação digna. Queremos acelerar o Plano Diretor para a construção das casas”, comentou um dos participantes da manifestação.

O Plano prevê, entre outros aspectos, a construção de casas populares em áreas de preservação ambiental e o aumento em 20% no número de terrenos destinados às conhecidas como “habitações de interesse social”.

Nas últimas semanas os “sem-teto” organizaram grandes manifestações em São Paulo, onde bloquearam vias da cidade e criticaram algumas das construtoras responsáveis pelas obras dos estádios da Copa.

Em Porto Alegre, cidade que hoje foi sede do partido entre Holanda e Austrália, uma manifestação de cerca de 100 pessoas que protestavam contra o Mundial acabou sendo dispersada pela Polícia com bombas de efeito moral.

De acordo com a Prefeitura, três pessoas ficaram levemente feridas.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.