Mudança climática já tem claro efeito em EUA, segundo relatório oficial

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 14h38

Washington, 6 mai (EFE).- Os efeitos da mudança climática, longe de ser uma ameaça distante, são notados em cada canto dos EUA, condenados a um “futuro reaquecido” por temperaturas que seguirão subindo nas próximas décadas, segundo um ambicioso relatório científico divulgado nesta terça-feira pela Casa Branca.

Um aumento das temperaturas de quase 1,1 grau celsius no último século fez com que as ondas de calor sejam cada vez mais comuns, que os incêndios piorem, que aumentem as fortes chuvas e que a água fique escassa nas regiões mais secas do país, de acordo com o documento.

“A mudança climática, que uma vez foi considerada um problema para um futuro distante, mudou firmemente ao presente”, disse o relatório, elaborado durante quatro anos por cientistas de todo o país, supervisionado pelo governo do presidente Barack Obama e intitulado de Avaliação Nacional do Clima.

O documento projeta um aumento de temperatura de entre 1,1 e 2,2 graus celsius ns próximas décadas, dado que os “gases do efeito estufa que já estão na atmosfera compromoteram o país com um futuro reaquecido, com mais efeitos relacionados com o clima”.

Para o final do século XXI, as temperaturas poderiam ser de até 2,75 graus celsius superiores se o país implementar políticas estritas para reduzir as emissões de carbono, ou de até 5,5 graus se as emissões continuarem aumentando rapidamente.

Em função da região em que vivem, os americanos podem esperar um maior aumento do nível do mar, inundações, mais precipitações e ondas de calor no noroeste; furacões e uma crescente escassez de água no sudeste e o Caribe; e cada vez mais seca e incêndios no sudeste, segundo a avaliação.

“Este relatório é a ligação para despertar mais clara e contundente até o momento, porque mostra a necessidade de tomar ações urgentes para combater as ameaças da mudança climática para os americanos”, disse o assessor de Obama para ciência e tecnologia, John Holdren, em uma conferência telefônica com jornalistas.

Obama, que fez da luta contra a mudança climática uma das prioridades de seu segundo mandato, confia que o relatório sirva para impulsionar sua tentativa de implementar novas regulações para limitar os gases do efeito estufa, algo que já gerou oposição dos republicanos no Congresso. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.