Mudanças no processo de seleção do Fies e Prouni têm efeitos nas salas de aula

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2016 16h15
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens sala de aula

Mudanças no processo de liberação dos programas de financiamento estudantil poderão ter efeito também nas salas de aula. A crise econômica fez o governo federal tornar mais difícil o acesso dos estudantes a programas como FIES e PROUNI.

O foco das novas regras é limitar o número de vagas e selecionar os participantes com critérios que envolvem até a nota no Enem. Um dos primeiros reflexos dessa mudança foi o aumento na procura por financiamento privado.

Mas há um fator que vem sendo observado por especialistas: o acesso mais difícil ao ensino superior pode servir para selecionar melhor os estudantes. Na avaliação do educador da USP e consultor Jovem Pan Ocimar Alavarse, esse é o ponto de vista pelo qual devemos observar essas mudanças. (Ouça detalhes no áudio acima)

Ocimar Alavarse diz que alguns estudos apontam evasão de 40% entre os universitários que se beneficiaram dos programas de financiamento.

O professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Paulo Silvino, critica a indústria criada pelas faculdades em função dos benefícios. Na avaliação dos educadores ouvidos pela Jovem Pan, é possível obter bons resultados com novos métodos de seleção para os programas de financiamento.

No entanto, ambos ressaltam que é importante repensar o modelo adotado no Ensino Médio, que ainda é deficiente na preparação para a universidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.