Mujica vem ao Brasil para cúpula dos Brics e encontro com Vladimir Putin

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 18h04

Montevidéu, 15 jul (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, partiu de Montevidéu nesta terça-feira rumo a Brasília para participar como convidado da Cúpula do Brics e de um encontro bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Mujica e sua delegação iniciarão sua agenda oficial amanhã no Palácio Itamaraty, onde participarão da sessão de trabalho da cúpula do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, à qual assistirão também os chefes de Estado e do governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e na qual se falará de “crescimento inclusivo e soluções sustentáveis”.

O presidente do Uruguai participará também do almoço em homenagem aos visitantes oferecido pela presidente Dilma Rousseff, antes de sua reunião bilateral com o presidente russo.

A expectativa é que nessa reunião os líderes tratem temas como o possível investimento russo na construção de infraestruturas no Uruguai, como o porto de águas profundas que se prevê construir em águas do Atlântico uruguaio ou a provisão de carne uruguaia para o país europeu.

Mujica e Putin já se encontraram no fim de semana passado em Buenos Aires em um jantar oferecido pela presidente Cristina Kirchner ao presidente russo.

Na quinta-feira, o líder uruguaio participará de um almoço na legação uruguaia na capital brasileira antes de comparecer de novo ao Itamaraty para a reunião entre Brasil, China, México e a Unasul, além de Cuba, Equador, Costa Rica e Antígua e Barbuda, como representantes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Após a reunião, Mujica viajará diretamente para Assunção, onde iniciará uma visita oficial de dois dias no Paraguai.

Estas reuniões no Brasil constituirão o primeiro contato formal entre a América Latina e as grandes economias emergentes que integram o Brics, que hoje iniciou sua sexta cúpula na cidade de Fortaleza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.