Mulher-bomba mata sete pessoas em estação de ônibus na Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2015 13h30
  • BlueSky

Lagos, 15 fev (EFE).- Sete pessoas morreram neste domingo em Damaturu, capital do estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, após um terrorista suicida atear fogo no próprio corpo e provocar uma explosão em uma estação de ônibus.

“Pude contar sete corpos, que tinham sofrido mutilações, após uma explosão na estação de ônibus de Bayan Tasha. Acho que o número de mortos poderia ainda maior porque a explosão foi forte e havia gente na estação no momento. Vi muita gente gravemente ferida”, disse à Agência Efe Ismaila Ahmed, um morador da região.

Segundo outro morador, Mohammed Sule, o ataque aconteceu por volta das 13h locais (10h de Brasília) em uma cidade que já foi vítima da violência terrorista do grupo fundamentalista nigeriano outras vezes.

“Foi terrível. As pessoas começaram a correr depois da explosão”, acrescentou Sule, que afirmou que o ataque foi obra de uma mulher, que chegou ao local em um veículo.

No sábado, supostos membros do Boko Haram tentaram tomar o controle da cidade de Gombe, capital do estado homônimo, vizinho a Yobe. O Exército conseguiu repelir o ataque após uma batalha que durou horas.

A onda de ataques do Boko Haram nas últimas semanas forçou o presidente nigeriano a adiar para o dia 28 de março o pleito para o qual se canditará à reeleição. As votações estavam previstas para ontem, anteriormente.

O Boko Haram (que em línguas locais significa “A educação não islâmica é pecado”) luta para instaurar um estado islâmico na Nigéria e mantém uma sanguinária onda de violência no país, onde já morreram mais de 3.000 pessoas neste ano, segundo o governo nigeriano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.