Multa para quem aumentar consumo de água será aplicada na conta do mês seguinte

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2015 09h33
BRAGANÇA PAULISTA, SP. 06.12.2014: ABASTECIMENTO-SP - Vista da represa reserva Jaguari-Jacareí na cidade de Bragança Paulista no interior de São Paulo, onde segundo a Sabesp o índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira é de apenas 8,1% da capacidade total, incluindo a segunda reserva técnica (volume morto), neste sábado(06). (Foto: Luis Moura/WPP/Folhapress) Folhapress São paulo Crise hídrica

Multa de 40% a 100% para quem aumentar consumo de água já virá aplicada na conta do mês que vem. O cálculo é com base no comparativo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014; a medida vai vigorar ao longo do ano e foi aprovada pela Arcesp.

A multa ficará em 40% para quem consumir até 20% a mais e chegará a 100% se o gasto superar 20%; 400 mil clientes da Sabesp estão na mira do estado.

O governador Geraldo Alckmin diz que, na prática, as porcentagens serão menores, já que a taxa incide apenas na água e não no esgoto.

De acordo com Geraldo Alckmin, a Sabesp vai abrir canais de reclamação, caso o usuário queira contestar a cobrança. Falando a Thiago Uberreich, a diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, considera a multa necessária para conscientizar os usuários:

Na opinião de Malu, a multa para os gastões de água deveria ter sido implantada no ano passado. Desde fevereiro de 2014, no início da crise hídrica, a Sabesp concede um bônus para quem faz economia.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.