25% da população colombiana vive na Venezuela, aponta Maduro: ‘quem tem uma crise migratória?’
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou, nesta terça-feira (18), dados oficiais sobre os migrantes que residem no país. A maioria deles vem da América Central e do Sul.
Durante coletiva de imprensa no Palácio de Miraflores, na capital Caracas, o chefe de Estado destacou que 29% da população na Venezuela corresponde a estrangeiros.
O mandatário também informou que a maioria dos migrantes que moram na Venezuela são originários da Colômbia, país fronteiriço, já que é o principal destino dessa população depois de sair do seu território.
Além disso, o presidente explicou que em segundo lugar estão os Estados Unidos e a Europa com 2.500.000 pessoas, seguidos da Costa Rica, Panamá, Peru, Chile, Argentina e Brasil, com 1.500.000 cidadãos, num total de de 12.100.000 colombianos no exterior.
“Mais de 25% da população colombiana, quem tem uma crise migratória?”, questionou o chefe de governo.
Recentemente, maduro criticou a Colômbia por utilizar a migração venezuelana para obter financiamento da comunidade internacionacional. “O governo colombiano pretende roubar a comunidade internacional com a questão da imigração”, disse.
Da mesma forma, ele se recusou a realizar uma campanha de instigação contra o ódio contra os venezuelanos que vivem na Colômbia.
“Eles não têm credibilidade para pedir dinheiro para combater o tráfico de cocaína, até mesmo os setores de direita do congresso fecham as portas, agora a nova questão é a Venezuela”, disse ele.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.