54% dos norte-americanos acham que Trump influencia em ataques a tiros

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2019 12h09
EFEPopulação se reocupa com novos tiroteios em massa

Mais de metade dos norte-americanos desaprova a maneira com que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lida com massacres e tiroteios no país. De acordo com uma pesquisa conjunta realizada pelo conjunta de Wall Street Journal e a NBC News, 54% da população dos EUA sente que Trump tem alguma responsabilidade pelos tiroteios devido à sua linguagem em discursos e no Twitter.

Outros 52% disseram que desaprovam, ainda, a maneira com a qual o presidente lidou com as consequências dos massacres no Texas e em Ohio, que aconteceram no começo deste mês. Para 36%, no entanto, a maneira com que ele reagiu foi aprovada.

Os dados também descobriram que a maioria dos norte-americanos apoiam iniciativas do Congresso para ampliar as verificações de todas as vendas de armas, uma vez que eles se preocupam com a violência armada. 68% dos entrevistados expressaram preocupação de que os EUA registrem outro tiroteio em massa ou ataque de nacionalistas brancos que tenham como alvo pessoas com base em sua cor ou país de origem, com 55% dizendo estarem “muito preocupados”.

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% dos entrevistados estão preocupados que o governo possa ir longe demais ao restringir os direitos dos cidadãos de possuir armas, enquanto 50% temem que o governo não faça o suficiente para regular o acesso a armas de fogo.

*Com Estadão Conteúdo