91% dos votantes de plebiscito querem mudança de nome da Macedônia

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2018 07h34
Pixabay Embora a consulta não seja vinculativa para o acordo seguir, a falta de quórum torna mais difícil o Parlamento aprovar a reforma constitucional necessária para que o país altere o seu nome

A Comissão Eleitoral da Macedônia informou que 91% dos cidadãos que participaram neste domingo do plebiscito sobre o acordo com a Grécia para mudar o nome do país para República da Macedônia do Norte votaram a favor, apesar de a consulta não ter atingido a quantidade necessária de votos para ser considerada válida.

Conforme resultados provisórios, apenas 5,7% dos macedônios votaram contra o acordo. A participação foi de 36,3% da população apta a participar, 15% a menos do que o mínimo necessário.

Embora a consulta não seja vinculativa para o acordo seguir, a falta de quórum torna mais difícil o Parlamento aprovar a reforma constitucional necessária para que o país altere o seu nome.

Os líderes do principal partido opositor, a aliança conservadora VMRO-DPMNE, boicotaram a participação na consulta por considerar que a pergunta era “manipuladora”. A pergunta não se referia diretamente ao nome definitivo que será adotado, Macedônia do Norte, apenas pedia para que o cidadão dissesse se apoia ou não “a integração à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao aceitar o acordo entre Macedônia e Grécia”.

O acordo assinado entre os governos de Skopje e Atenas em junho pretende dar fim a uma disputa que se arrastou por mais de 25 anos e levou a Grécia a boicotar a adesão do país vizinho à União Europeia e à Otan.

*Com informação da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.