Advogado de Trump o gravou falando de pagamentos a ex-modelo da Playboy

  • Por Agência EFE
  • 20/07/2018 16h49
Reprodução/Facebook Karen McDougal diz ter tido uma "aventura" com o presidente norte-americano

Michael Cohen, advogado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, supostamente gravou uma conversa antes das eleições na qual ambos falavam sobre pagamentos a uma ex-modelo da Playboy que dizia ter tido uma aventura com o magnata, segundo publica nesta sexta-feira (20) o jornal “The New York Times”.

O jornal cita advogados e outras fontes familiarizadas com a gravação, apreendida pelo FBI durante uma revista no escritório de Cohen, que é investigado pelo envolvimento em pagamentos a mulheres com o objetivo de silenciar notícias potencialmente prejudiciais para Trump antes das eleições de 2016.

A investigação criminal federal procura esclarecer se esses pagamentos violaram as leis de financiamento de campanhas eleitorais, e durante a revista realizada em abril, o FBI confiscou vários documentos que credenciavam uma transferência de US$ 130 mil do advogado de Trump à atriz pornô Stormy Daniels.

Segundo informou o jornal então, na batida os agentes também confiscaram documentos vinculados a outras duas mulheres, uma delas Karen McDougal, uma ex-modelo de Playboy que afirmou ter tido um romance de um ano com Trump em 2006 e foi identificada nesta sexta-feira como a mulher na gravação.

McDougal viu a oportunidade de vender sua história e optou por conceder uma entrevista por US$ 150 mil ao tablóide “National Enquirer”, cujo diretor-executivo, David J. Pecker, é amigo de Trump e optou por não publicar nenhuma informação.

O advogado pessoal de Trump, Rudolph Giuliani, confirmou ao “NYT” nesta sexta-feira que o líder fala na gravação – de menos de dois minutos – com Cohen sobre o pagamento à mulher, mas disse que a transferência finalmente não foi realizada, por isso que o documento é ” uma poderosa prova exculpatória”.

“Nada nessa conversa sugere que (Trump) tivesse algum conhecimento de antemão sobre isso”, disse Giuliani, que acrescentou que o magnata indicou a Cohen que se tivesse que fazer um pagamento, que fizesse com um cheque, ao invés de recorrer a dinheiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.