Aerolíneas Argentinas e Norwegian suspendem voos com modelo de Boeing que caiu

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2019 14h07 - Atualizado em 12/03/2019 14h11
EFE A brasileira GOL também suspendeu o uso de seus aviões Boeing 737 MAX 8

A estatal Aerolíneas Argentinas e a europeia Norwegian anunciaram nesta terça-feira, 12, que suspenderão temporariamente as operações comerciais dos seus aviões Boeing 737 MAX 8, modelo da aeronave que se acidentou no último domingo, 10, na Etiópia.

Segundo a empresa argentina, a decisão de suspender o uso desses aviões foi tomada após uma análise conjunta com a Administração Nacional de Aviação Civil Argentina (ANAC), a autoridade reguladora do setor aéreo no país. Atualmente, das 82 aeronaves que compõem a frota da Aerolíneas Argentinas, cinco são Boeing 737 MAX 8.

A Norwegian, terceira maior companhia de baixo custo da Europa, diz que seguiu as recomendações das autoridades aéreas europeias. Ela dispõe de 18 aviões do modelo, os quais utiliza para suas rotas transatânticas entre a costa leste dos EUA e a Grã-Bretanha E Irlanda.

Em outubro do ano passado, outro Boeing 737 MAX 8, da companhia Lion Air, caiu no mar de Java com 189 pessoas a bordo e nessa ocasião a caixa-preta revelou erros no sistema automático do avião.

Com a premissa de que o “valor mais importante” para a Aerolíneas Argentinas é a segurança, a companhia destacou que “acompanha de perto” as investigações realizadas para determinar as causas do acidente da Ethiopian Airlines e está atenta à análise feita pela autoridade reguladora dos Estados Unidos, certificadora dos modelos da Boeing, de origem americana.

Países como China, Austrália, Indonésia e Reino Unido também suspenderam nas últimas horas os voos com essa aeronave, assim como a companhia brasileira Gol e a indiana Jet Airways.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.