Agência divulga imagem de passaporte brasileiro de líder da Coreia do Norte

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2018 17h14
Agência EFE Kim Jong-un, coreia do norte A embaixada da Coreia do Norte no Brasil se negou a comentar o caso. Já o Ministério de Relações Exteriores do Brasil afirmou que está investigando

Uma cópia de um passaporte brasileiro que foi emitido para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, doi divulgado nesta terça-feira (27) pela agência de notícias Reuters. Fontes de segurança europeias disseram à agência que o mandatário norte-coreano e seu pai, Kim Jong-il, usaram os documentos, que foram adquiridos de maneira fraudulenta, para pedir vistos para países do Ocidente na década de 1990.

A embaixada da Coreia do Norte no Brasil se negou a comentar o caso. Já o Ministério de Relações Exteriores do Brasil afirmou que está investigando.

Na imagem do passaporte com a foto de Kim Jong-un, é possível visualizar que ele foi emitido em 1996 com o nome de Josef Pwang, nascimento em 1º de fevereiro de 1983. Não se sabe a idade real do líder da Coreia do Norte.

“Eles usaram passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de Kim Jong-un e Kim Jong-il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras”, disse à Reuters uma fonte de segurança do Ocidente em condição de anonimato. “Isso mostra o desejo de viajar e aponta para as tentativas da família de construir uma possível rota de fuga”, acrescentou.

Uma fonte brasileira, que também falou sob anonimato, afirmou que os dois passaportes eram documentos legítimos quando foram enviados a consulados com os espaços para preenchimento em branco.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.