Agência Espacial Europeia levará vozes humanas para Marte em 2020
A Agência Espacial Europeia (ESA) enviará para Marte as vozes de diversas pessoas selecionadas em um concurso para participar de um dos experimentos da missão ExoMars, que partirá para o planeta vermelho em 2020.
A missão conjunta entre a ESA e a russa Roscosmos investigará sinais de relâmpagos em Marte com um equipamento que foi montado sobre a plataforma Kazachok. O aparelho já chegou à Europa para que seja concluído o processo de montagem, informou a agência em comunicado divulgado nesta terça-feira (26).
Um chip de memória conterá 11 fragmentos de áudio, com 30 segundos cada. Uma voz será transmitida a partir da Terra, em ondas de rádio, o que será um teste para o aparelho, indicando se está funcionando para uso.
Quem quiser enviar a voz para Marte tem até o dia 20 de abril para se candidatar. Posteriormente, haverá uma votação para escolher as melhores pelo site “mars.vesmir.cz”.
A missão quer investigar a existência de descargas elétricas em Marte, medindo as oscilações no campo magnético dentro da categoria de frequências audíveis.
Segundo o resultado de outras observações, foi descoberto que há este tipo de relâmpago em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, mas ainda é desconhecido se o fenômeno acontece no planeta vermelho.
Além de “caçar” raios, a plataforma Kazachok estudará também o clima, a atmosfera, a radiação e a eventual presença de água subterrânea.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.