Governo alemão recomenda que cidadãos não viajem ao exterior até junho
O governo da Alemanha prorrogou a recomendação de não viajar para fora do país até o dia 14 de junho, exceto para casos de deslocamentos inadiáveis, e sugeriu uma coordenação entre países europeus para a adoção de novas medidas em meio à pandemia do novo coronavírus.
“As drásticas restrições ao tráfego aéreo e outras formas de viagem persistem em escala global, e o tráfego internacional de passageiros está no fundo do poço. As medidas de quarentena, limitações de movimento e da atividade pública continuam em muitos países”, disse o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas.
Maas também mencionou a necessidade de coordenar medidas contra a pandemia com os parceiros europeus, de modo a avançar rumo a uma “normalização da situação”. “Neste momento, a segurança do viajante não pode ser garantida, pois a pandemia não está sob controle”, argumentou.
O ministro destacou a complexidade de repatriar para a Alemanha cerca de 230 mil cidadãos que ficaram retidos em diferentes partes do mundo quando as fronteiras começaram a ser fechadas e diversos voos foram cancelados em meio à propagação da pandemia.
O governo alemão anunciou recentemente que os cidadãos provavelmente não poderão passar as férias no exterior no próximo verão. Espera-se que o turismo doméstico seja possível, embora com restrições e com respeito às regras de distanciamento social e higiene.
O próprio Maas advertiu há alguns dias que não se poderia esperar “férias como de costume” por causa das restrições à liberdade de circulação em escala global.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.