Alfândega americana realiza maior apreensão de guitarras falsificadas da Gibson
Se fossem genuínos, instrumentos teriam um valor estimado em cerca de 18 milhões de dólares; ação aconteceu no Porto Marítimo de Los Angeles
Mais de 3 mil guitarras elétricas falsificadas da renomada marca Gibson foram confiscadas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, em uma operação realizada no sul da Califórnia. Esta apreensão se destaca como a maior de instrumentos musicais falsificados já registrada no Porto Marítimo de Los Angeles. Se fossem genuínas, essas guitarras teriam um valor estimado em cerca de 18 milhões de dólares. Beth Heidt, que ocupa o cargo de diretora de marketing da Gibson, ressaltou que todos os instrumentos autênticos da marca são produzidos manualmente nos Estados Unidos.
A empresa, que foi fundada em 1902, tem suas fábricas localizadas em Nashville, Tennessee, e Boseman, Montana. Entre as réplicas apreendidas, estavam modelos icônicos como a Gibson SG e a Les Paul, além de imitações de outras marcas conhecidas, como a Fender. As autoridades responsáveis pela apreensão não revelaram detalhes sobre os suspeitos envolvidos ou a origem das guitarras falsificadas. Para garantir a autenticidade dos instrumentos, agentes da alfândega trabalharam em conjunto com especialistas da Gibson, que confirmaram que as guitarras eram, de fato, falsificações.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.