Arábia Saudita e o Kuwait pedem a seus cidadãos para que deixem o Líbano

  • Por Jovem Pan com Agência EFE
  • 10/11/2017 10h32
WAEL HAMZEH/EFE A tensão aumentou nos últimos dias entre Riad e Beirute depois que Saad Hariri renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Líbano

Arábia Saudita pediu nesta quinta-feira a seus cidadãos que estão visitando o Líbano ou que lá vivem para que deixem o país o mais rápido possível, segundo a agência de notícias estatal “SPA”, e aconselhou aos que pretendem viajar para lá para que não o façam, após as acusações feitas contra Riad por seu suposto papel na crise política libanesa.

Kuwait também fez os mesmos pedidos a seus cidadãos, de acordo com a agência de notícias estatal “Kuna”, como uma medida preventiva.

A tensão aumentou nos últimos dias entre Riad e Beirute depois que Saad Hariri renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Líbano no sábado, quando estava na Arábia Saudita, que é acusada por alguns grupos políticos no país vizinho de forçar esta saída do poder.

Hariri, que permanece em Riad desde a renúncia, se reuniu hoje com o embaixador da França, Francois Gouvette, e com o chefe da delegação da União Europeia, Michele Cervone d’Urso, segundo um comunicado, que dissipou assim os rumores sobre seu possível prisão domiciliar.

Quando renunciou, Hariri denunciou a preparação de um atentado contra ele e criticou a ingerência do Irã nos assuntos do Líbano, assim como ao grupo xiita libanês Hezbollah, ambos inimigos da Arábia Saudita.

Hariri assumiu o governo em outubro de 2016, graças a um pacto entre sua aliança política, a 14 de março, e a de 8 de março, dirigida pelo Hezbollah.

A renúncia ainda não foi aceita pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, que espera o retorno de Hariri ao país para conhecer os motivos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.