Argentinos protestam contra orçamento austero e entram em confronto com a polícia

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2018 15h48 - Atualizado em 24/10/2018 16h18
REUTERS/Martin Acosta Manifestantes argentinos entraram em confronto com a polícia nesta quarta-feira (24), em Buenos Aires

Manifestantes entraram em confronto com a polícia durante um protesto contra a votação do orçamento da Argentina para 2019, nesta quarta-feira (24), em Buenos Aires. Os protestantes são contra a aprovação do orçamento, que pretende implementar medidas de austeridade para tentar frear a crise econômica no país.

Nos arredores do Congresso argentino, milhares de pessoas levaram faixas e cartazes para pressionar os congressistas a votar contra a medida. De acordo com a imprensa local, os manifestantes atiraram paus e pedras contra os policiais, que reagiram com gás lacrimogênio e balas de borracha.

Vídeos postados no Twitter mostram alguns manifestantes atacando os policiais com morteiros. A hashtag #NoAlPresupesto (não ao orçamento, em tradução livre) já é um dos assuntos mais comentados na rede social em todo o mundo nesta tarde.

Veja abaixo imagens dos confrontos em Buenos Aires:

Orçamento austero

A intenção do governo de Mauricio Macri é zerar o déficit orçamentário no país. Para isso, a proposta prevê fortes ajustes de gastos.

Em setembro, o governo argentino fechou um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para receber um apoio financeiro de US$ 57,1 bilhões (cerca de R$ 212 bilhões) até o fim de 2021. Mas, para que o acordo saia do papel, o governo de Macri se comprometeu a atingir o equilíbrio orçamentário em 2019.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.