Autoridades condenam ataque do Hamas contra Israel: ‘Terrorismo na sua forma mais desprezível’
Emmanuel Macron e Rishi Sunak estão entre os chefes de Estado que manifestaram apoio aos israelenses; ofensiva surpresa deixou ao menos 22 mortos
A ofensiva surpresa do Hamas contra Israel gerou reações ao redor do mundo. Horas depois do início dos ataques, que deixaram 22 mortos até o momento, diversas autoridades já se manifestaram e repudiaram as ações do grupo. Dentre eles, está o presidente da França, Emmanuel Macron, que disse condenar o ataque contra o território israelense. “Condeno veementemente os atuais ataques terroristas contra Israel. Expresso a minha total solidariedade às vítimas, às suas famílias e entes queridos”, disse o francês em suas redes sociais. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak também se manifestou oficialmente, dizendo estar chocado com a ofensiva e que mantém contato com as autoridades israelenses e cidadãos britânicos no país. “Estou chocado com os ataques desta manhã perpetrados por terroristas do Hamas contra cidadãos israelitas. Israel tem o direito absoluto de se defender. Estamos em contato com as autoridades israelenses e os cidadãos britânicos em Israel devem seguir os conselhos de viagem”, disse o britânico.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, se manifestou nas redes sociais, declarando apoio a Israel e condenando os ataques do Hamas. “Notícias horríveis chegam até nós hoje de Israel. O lançamento de foguetes de Gaza e a escalada da violência chocam-nos profundamente. A Alemanha condena estes ataques do Hamas e apoia Israel”, afirmou o alemão. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também se manifestou, classificando a ofensiva como “terrorismo na sua forma mais desprezível”. “Condeno inequivocamente o ataque levado a cabo pelos terroristas do Hamas contra Israel. […] Israel tem o direito de se defender contra tais ataques hediondos”, disse a presidente da Comissão. Até o momento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Organização das Nações Unidas e o presidente Lula não se posicionaram oficialmente.
Confira manifestações das autoridades pelo mundo:
I strongly condemn the current terrorist attacks against Israel. I express my full solidarity with the victims, their families and loved ones.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 7, 2023
I am shocked by this morning's attacks by Hamas terrorists against Israeli citizens.
Israel has an absolute right to defend itself.
We're in contact with Israeli authorities, and British nationals in Israel should follow travel advice.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) October 7, 2023
Erschreckende Nachrichten erreichen uns heute aus #Israel. Der Raketenbeschuss aus Gaza und die eskalierende Gewalt erschüttern uns zutiefst. Deutschland verurteilt diese Angriffe der Hamas und steht an Israels Seite.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) October 7, 2023
I unequivocally condemn the attack carried out by Hamas terrorists against Israel.
It is terrorism in its most despicable form.
Israel has the right to defend itself against such heinous attacks.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) October 7, 2023
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.