Bebê fica 35 horas embaixo de escombros na Rússia e é resgatado com vida; assista

No último dia de 2018, uma explosão em um apartamento fez um prédio desabar nos Montes Urais, no leste da Rússia. Até o momento, as autoridades confirmaram 38 mortes. Seis crianças estão entre os mortos. Apesar disso, entre os poucos sobreviventes está Vanya (o equivalente russo de Ivan), um bebê de 10 meses que sobreviveu a cerca de 35 horas embaixo dos escombros.
O pequeno foi encontrado durante os trabalhos de busca por socorristas que o ouviram chorar. O caso tem sido tratado como uma espécie de “milagre de ano novo”, já que as chances de sobrevivência eram muito baixas, mesmo para adultos. E ainda tem mais: o bebê sobreviveu a uma noite que teve temperatura de -27 ºC. Uma das hipóteses é que tenha sido salvo pelo berço e pelo cobertor. Ele foi encontrado enrolado em uma manta.
A criança teve queimaduras de frio, traumatismo craniano e ossos da perna quebrados. O Ministério da Saúde russo informou que Ivan está em estado grave, mas que há chances de recuperação. Ele será tratado em um hospital de Moscou, a 1700 km do local do desabamento.
Assista ao momento do resgate:
A explosão
Durante a noite da segunda-feira (31), um vazamento de gás em um dos mais de 40 apartamentos do prédio de dez andares provocou a explosão. Ao todo, 35 apartamentos foram destruídos e pelo menos dez foram danificados.
Ao que tudo indica, cerca de 1.100 pessoas viviam no edifício, que foi construído em 1973. Cerca de 20 ainda estão desaparecidas.
O presidente russo, Vladimir Putin, viajou para o local para acompanhar as buscas por sobreviventes e o resgate dos corpos – cada vez mais difícil devido as temperaturas abaixo de zero extremas.
*com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.