Covid-19 pode ter matado o dobro do divulgado em província italiana, diz prefeito

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2020 09h55
EFE/EPA/TIZIANO MANZONI Prefeito de Bérgamo estima que a região teve 6 mil vítimas da Covid-19

A província de Bérgamo, no norte da Itália, região mais atingida pela pandemia da Covid-19, estima que 6 mil pessoas morreram por causa da doença. O número é o dobro do divulgado oficialmente e foi divulgado nesta terça-feira (9).

O prefeito da capital da província, Giorgio Gori, diferencia os “dados oficiais”, divulgados pela Defesa Civil e pelo governo da região da Lombardia, e os “dados reais”, obtidos pelos registros de cada um dos 243 municípios da província. Segundo a contagem oficial, 2,8 mil pessoas morreram de coronavírus em Bérgamo.

“A Defesa Civil conta apenas as pessoas que foram diagnosticadas com a doença antes de morrerem, mas a maioria não foi testada”, disse o prefeito.

A cidade de Bérgamo, com 120 mil habitantes, foi a mais afetada pela pandemia e perdeu 670 moradores. Para demonstrar a magnitude desta tragédia, Giorgio Gori afirma que esse número equivale a cerca de 45 mil mortes em uma megalópole como Nova York.

Por outro lado, a província registrou 13.609 infecções desde o início da crise, em fevereiro e, embora a pandemia mostre sinais de queda em todo o país, no norte, ao contrário do centro-sul, centenas de novos casos ainda são registrados.

O prefeito acredita que esses dados são normais, dada a “dimensão” da doença na Lombardia, mas também porque a região se esforçou para promover um sistema de diagnóstico e teste: “Quanto mais o vírus é pesquisado, mais é encontrado”, afirmou.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.