Berlim reabrirá museus em 4 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 21/04/2020 17h06
EFE/EPA/OMER MESSINGER Berlim vai afrouxar a quarentena por conta do novo coronavírus

Os museus de Berlim poderão reabrir as portas no dia 4 de maio, após dois meses de fechamento por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada pelas autoridades nesta terça-feira (21).

Além dos museus, as bibliotecas da capital da Alemanha também poderão ser reabertas no dia 4, sob certas condições de segurança. Eventos ao ar livre e celebrações religiosas também poderão acontecer a partir dessa data, mas com limite de 50 pessoas presentes.

Quanto às lojas de varejo, será permitida a abertura com o aproveitamento de, no máximo, 800 metros quadrados do espaço e com lotação máxima de um cliente a cada 20 metros quadrados.

Os grandes eventos públicos, com mais de 5.000 participantes, continuarão proibidos até 24 de outubro, o que inviabiliza a realização da famosa Maratona de Berlim. Também nesta terça, a cidade de Munique anunciou o cancelamento da edição deste ano da Oktoberfest, que aconteceria no fim de setembro.

O parlamento de Berlim ainda aprovou a obrigação do uso de máscaras no transporte público a partir da próxima segunda-feira (27). O uso do artigo de proteção também é recomendado no comércio, mas, nesse caso, não haverá punição se houver descumprimento.

O prefeito-governador Michael Müller declarou em entrevista coletiva que a cidade pode entrar nessa primeira fase de relaxamento das restrições porque a infecção está sob controle.

No entanto, ele destacou que o progresso é “frágil” e que não será possível falar sobre o fim do alerta geral em menos de oito ou dez semanas. Além disso, afirmou ser essencial manter as regras do distanciamento social.

Berlim tem 170 museus públicos e privados. A chamada Ilha dos Museus, patrimônio cultural mundial, é uma das principais atrações turísticas e no ano passado recebeu mais de 3 milhões de visitas.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.