Biden diz que primeira fase de acordo em Gaza é um cessar-fogo ‘completo’ de seis semanas

Durante o período, as duas partes vão negociar a eventual segunda etapa, que traria o fim permanente da guerra; na fase três, haveria planos para reconstrução de Gaza, destacou o presidente dos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2025 17h31
  • BlueSky
Anna Moneymaker/Getty Images/AFP WASHINGTON, DC - 15 DE JANEIRO: O presidente dos EUA, Joe Biden (C), faz comentários sobre o acordo de cessar-fogo recentemente anunciado entre Israel e o Hamas O líder da Casa Branca, que deixa o cargo na próxima segunda-feira (20), acrescentou que os reféns israelenses voltarão para casa em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, detalhou os termos do acordo firmado entre Israel e Hamas que prevê cessar-fogo em Gaza. Segundo o democrata, o processo será dividido em diversas etapas, a primeira das quais deve durar seis semanas. Biden explicou que, no estágio inicial, as hostilidades serão cessadas e a assistência humanitária na região, ampliada. Durante o período, as duas partes vão negociar a eventual segunda etapa, que traria o fim permanente da guerra. Se as discussões se prolongarem para além desse prazo, a trégua permanecerá em vigor, de acordo com o presidente americano. Na fase três, haveria planos para reconstrução de Gaza, destacou.

O líder da Casa Branca, que deixa o cargo na próxima segunda-feira (20), acrescentou que os reféns israelenses voltarão para casa em breve. Para ele, o acordo só foi possível porque Israel enfraqueceu a rede de apoio ao Hamas, incluindo o Irã e o Hezbollah. Biden acrescentou que o entendimento foi negociado pelo governo democrata, mas que a implementação será supervisionada pela gestão do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“O acordo acertado é o mesmo que eu propus em maio”, disse. “Entregamos à nova equipe uma oportunidade para um futuro melhor no Oriente Médio”, ressaltou. Em uma outra coletiva de imprensa, o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, informou que haverá um mecanismo para que eventuais violações do cessar-fogo sejam rapidamente relatados.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo