Blinken anuncia US$ 350 milhões em nova assistência militar à Ucrânia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou neste sábado, 26, que vai enviar 350 milhões de dólares em nova assistência militar à Ucrânia. A informação veio por meio de um comunicado em que declarou: “este pacote incluirá mais assistência defensiva letal para ajudar a abordar as ameaças blindadas, aéreas e de outro tipo que a Ucrânia enfrenta atualmente”. Na sexta-feira, 25, o presidente Joe Biden já havia informado que estaria enviando auxílio humanitário para os ucranianos e que iria proteger cada pedaço do território dos países membros da Organização do Atlântico Norte (Otan).
As medidas vêm logo após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusar ajuda dos EUA para deixar o país, dizendo que precisam de assistência e não de carona e ter cobrado ações mais concretas por parte dos Estados Unidos e países da Europa. Após o pedido, sanções mais intensas foram colocadas em prática e EUA e Polônia foram os primeiros a enviarem auxílio para os ucranianos. Desde quinta-feira, 24, a Ucrânia está sendo invadida pelas tropas russas que tem como objetivo mudar o governo de Kiev e impedir o ingresso do país na Otan. Já são três dias de ataque. A zona de exclusão de Chernobyl já está sob comando dos russos que bombardearam Kiev na manhã de sábado.
Assuntos
continue lendo
Mundo
México vai denunciar os EUA por morte de um mexicano sob custódia do ICE
Claudia Sheinbaum lembrou que o homem foi detido em junho no país vizinho e sofria de diabetes, hipertensão e que provavelmente não tinha todos os medicamentos
- Governo descarta risco de a violência “sem sentido” na França se espalhar para a Espanha Estadão Conteúdo · há 26 minutos
- Suprema Corte dos EUA rejeita recurso de suposto mentor do 11 de Setembro AFP · há 4 horas
- França impõe toques de recolher para conter depredações após protestos Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Trump negocia reunião com Xi e Putin para discutir fim de guerra na Ucrânia Estadão Conteúdo · há 5 horas