Boris Johnson revela que governo britânico tinha plano de ação no caso de sua morte

O primeiro ministro do Reino Unido chegou a ir para UTI após contrair a Covid-19. ‘Nunca tinha enfrentado algo tão sério quanto isso’, relembrou

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2020 10h53
Will Oliver/EFE Boris Johnson Boris Johnson é o atual primeiro-ministro do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, revelou, em entrevista publicada neste domingo (3) – a primeira após ter sido internado –, que a piora no estado de saúde por causa da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, levou o governo a montar plano de ação para caso ele morresse.

“Foi um momento muito duro, não vou negar. Tinham uma estratégia para lidar com um cenário do tipo morte de (Josef) Stalin”, disse o chefe de governo, em referência ao antigo líder da União Soviética, ao tabloide local The Sun on Sunday.

Johnson, de 55 anos, esteve internado por três dias na unidade de terapia intensiva do hospital St. Thomas, em Londres, onde recebeu “litros e litros de oxigênio”, como ele próprio relatou na entrevista.

“Eu não estava em uma forma, particularmente, brilhante e era consciente de que tinham feito planos de contingência”, admitiu o líder conservador, que na semana passada foi pai pela sexta vez.

Na conversa, Johnson admitiu que demorou para reconhecer a gravidade dos sintomas que apresentava e que não queria ir para um hospital.

“Não me parecia um bom movimento, mas foram muito inflexíveis. Olhando para trás, fizeram o correto me obrigando a ir. Os malditos indicadores seguiam indo por uma má direção e pensei ‘não há medicina para isso, não tem cura’. Nesse momento, pensei ‘como vou sair dessa?'”, relatou.

O primeiro-ministro admitiu que só entendeu a gravidade da situação quando foi transferido para a unidade de terapia intensiva e sentia dores por todo o corpo. “Estava todo quebrado. Nunca tinha enfrentado algo tão sério quanto isso”, relembrou.

Depois de suas semanas na residência de campo de Chequers, Johnson voltou há poucos dias ao gabinete de Downing Street, onde estabelece os planos de contenção do novo coronavírus e elabora um plano de relaxamento de medidas.

Segundo o jornal The Telegraph, o premiê planeja anunciar no próximo domingo as informações sobre as novas fases da vida no Reino Unido, que registrou 28 mil mortes por Covid-19 até o boletim mais recente.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.