Câmara dos Representantes não consegue derrubar veto de Trump e plano de muro segue intacto

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2019 15h29
David Guzmán/EFE fronteira-eua-mexico Eram necessários 290 votos para aprovar a resolução, mas os votos a favor foram 248

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não conseguiu derrubar o veto do presidente Donald Trump à decisão do Senado de reverter sua declaração de emergência. O estado de emergência permite o desvio de recursos para erguer um muro na fronteira do país com o México.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o promotor da iniciativa, Joaquín Castro, lembraram em uma declaração conjunta após a votação que tanto a Câmara como o Senado “rejeitaram categoricamente a declaração de emergência falsa do presidente”.

Em 15 de fevereiro deste ano, Trump assinou uma declaração de emergência nacional alegando a necessidade de conter uma crise de imigração e regular o tráfico de drogas. O estado de emergência permite que recursos de outros programas sejam reavaliados e destinados a outros objetivos, como é o caso da construção do muro.

O Senado, então, adotou a chamada resolução de término, para encerrar a situação de emergência, mas o presidente vetou. Ou seja, a declaração segue intacta e o eventual desvio de recursos também.

A Câmara tentou fazer o mesmo nesta terça-feira, 26, mas não conseguiu maioria. Eram necessários 290 votos para aprovar a resolução, mas os votos a favor foram 248. Se passasse, seguiria para o Senado de novo. A lei diz que se uma das casas aprovar a medida, a outra precisa votar em no máximo 18 dias.

Trump também pode vetar a resolução conjunta.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.