Caso Khashoggi: Procuradoria pede pena de morte para cinco acusados de envolvimento no crime

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2019 12h51
EFE Das 11 pessoas acusadas, a Promotoria pediu pena de morte para cinco delas por "seu envolvimento no crime", indicou o órgão judicial em comunicado

O Tribunal de Sanções de Riad realizou nesta quinta-feira (03) a primeira audiência contra os 11 acusados pelo assassinato do jornalista dissidente Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, anunciou a Procuradoria-Geral saudita.

Das 11 pessoas acusadas, a Promotoria pediu pena de morte para cinco delas por “seu envolvimento no crime”, indicou o órgão judicial em comunicado.

Os réus, cujas identidades não foram reveladas, escutaram o pedido da promotoria na presença de seus advogados e receberam um prazo para responder, que não foi informado no comunicado.

A Procuradoria-Geral saudita anunciou em novembro do ano passado que 21 pessoas tinham sido detidas pelo assassinato de Khashoggi, mas acusou 11 de estarem envolvidas na morte do jornalista.

Ao término da primeira audiência do julgamento, o órgão indicou que a investigação sobre “vários” acusados continua.

Khashoggi foi assassinado no dia 2 de outubro do ano passado no consulado da Arábia Saudita em Istambul, onde tinha ido retirar documentos para poder se casar com sua noiva turca.

Riad admitiu o homicídio, mas não esclareceu o que ocorreu com o corpo do jornalista.

As autoridades turcas afirmam ter provas de que Khashoggi foi asfixiado e depois esquartejado no consulado.

A promotoria anunciou hoje que enviou no dia 17 de dezembro dois memorandos judiciais à Procuradoria-Geral da Turquia para pedir as provas coletadas ao longo da investigação.

No entanto, ainda não houve resposta das autoridades turcas, assim como para outros memorandos enviados em 17, 25 e 31 de outubro, afirmou a promotoria saudita.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.