Centro Carter cobra divulgação das atas de votação na Venezuela

Dezessete observadores foram encaminhados para o país sul-americano para acompanhar o pleito

  • Por Tamyres Sbrile
  • 29/07/2024 19h09 - Atualizado em 29/07/2024 19h12
  • BlueSky
EFE/Miguel Gutiérrez Venezuela eleições urnas A organização tinha representantes na capital Caracas, Barinas, Maracaibo e Valencia

A principal organização internacional que acompanhou as eleições na Venezuela, Centro Carter, solicitaram nesta segunda-feira (29), que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano divulgue as atas das mesas de votação do último domingo (28). “A informação das atas transmitidas ao CNE é indispensável para nossa avaliação [sobre o processo eleitoral] e fundamental para o povo venezuelano”, disse a organização. “Nossa missão técnica, enviada à Venezuela após convite do CNE, tem como objetivo avaliar a eleição presidencial de acordo com o marco legal venezuelano, assim como os padrões regionais e internacionais em matéria de eleições democráticas”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

17 observadores foram encaminhados para a Venezuela com ordens do Centro Carter para seguir as votações. A organização tinha representantes na capital Caracas, Barinas, Maracaibo e Valencia.

O Centro Carter é a entidade internacional com a maior quantidade de observadores, isso porque o regime chavista desconvidou a missão de observação da União Europeia.

Depois de anunciado que Nicolás Maduro havia ganho as eleições deste domingo, o CNE – controlado pelo chavismo – contestou por outros partidos e líderes regionais o resultado das votações.


  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.