Chile tem alta de contágios pelo coronavírus; país se aproxima dos 30 mil casos

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2020 16h06
  • BlueSky
EFE/Alberto Valdés coronavirus-chile A autoridade sanitária também afirmou que, nas últimas 24 horas, oito mortes pela Covid-19 foram registradas no país

O Chile registrou, neste domingo (10) o pior dia da pandemia da Covid-19, com 1.647 novos casos da doença. O país se aproxima dos 30 mil registros da doença, com 28.866 pacientes infectados, segundo informações do subsecretário de Redes de Saúde, Arturo Zuñiga.

Em entrevista coletiva, Zuñiga apresentou a atualização epidemiológica dos novos pacientes infectados pelo vírus, com 1.406 novos pacientes que apresentaram sintomas e 241 que estavam assintomáticos. Ainda segundo o subsecretário, do total de casos confirmados no Chile, 13.112 já se recuperaram da doença e 15.438 são considerados casos ativos.

A autoridade sanitária também afirmou que, nas últimas 24 horas, oito mortes pela Covid-19 foram registradas, chegando a 312 óbitos no total. A subsecretaria disse que 565 pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva (UTI), das quais 470 requerem o uso de ventiladores mecânicos e destas 87 permanecem em estado crítico.

Cartão Covid

O governo chileno havia anunciado há mais de um mês que daria aos pacientes que tivessem se curado da doença o chamado Cartão Covid. A medida seria implementada nos próximos dias, mas foi suspensa, segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

O motivo da suspensão foi que a medida poderia gerar uma espécie de “discriminação odiosa”. “Fomos obrigados a ver que isso poderia desencadear um problema de discriminação bastante grave. É uma hipótese que tem que ser vista no sentido de que poderia acontecer e que uma pessoa com um Cartão Covid poderia ter privilégios sobre outras”, declarou Mañalich.

*Com informações da EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.