China condena apoio de parlamentares dos EUA a protestos em Hong Kong

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2019 12h36
EFE Manifestantes já estão nas ruas há 11 fins de semanas consecutivos

Um porta-voz da legislatura cerimonial da China condenou declarações de legisladores dos Estados Unidos que apoiam o movimento pró-democracia de Hong Kong, após mais um fim de semana (o 11º) de manifestações opostas que marcaram a divisão política no território chinês.

You Wenze chamou os comentários dos parlamentares norte-americanos de “uma violação grosseira do espírito do Estado de direito, um caso flagrante de dois pesos, duas medidas e uma interferência grosseira nos assuntos internos da China“. Ele disse que os 7,5 milhões de habitantes de Hong Kong e a população chinesa rejeitam as ações de “um grupo muito pequeno de manifestantes violentos”, assim como “qualquer interferência de forças estrangeiras”.

Wenze não mencionou nenhum legislador específico, mas vários membros do Congresso dos EUA.  O Congresso também tem o poder de aprovar legislação que afete a relação do governo de Hong Kong com os EUA de maneiras que poderiam erodir ainda mais a reputação de estabilidade e o Estado de direito no território.

Isso inclui a recente reintrodução do projeto de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong no Congresso, que, entre outras disposições, exige que o Secretário de Estado emita uma certificação anual da autonomia de Hong Kong para justificar o tratamento especial concedido à cidade.

Mais diretamente, o presidente Donald Trump poderia simplesmente emitir uma ordem executiva suspendendo o status de negociação especial de Hong Kong com os EUA, uma medida que poderia ter um efeito devastador na economia local em uma época em que Pequim e Washington travam uma guerra comercial.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.