China descobre proteína que transporta coronavírus; cientistas cogitam terapias antivirais

  • Por Jovem Pan
  • 05/03/2020 07h30 - Atualizado em 05/03/2020 07h31
EFE/EPA/DAVID CROSLING A descoberta pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais

Cientistas chineses identificaram a estrutura completa da proteína ACE2, usada pelo coronavírus para entrar nas células humanas. Descoberta pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.

O estudo, publicado na revista científica Science, é assinado por investigadores de três instituições da China, país com maior número de casos do coronavírus. “A nossa descoberta não só ajuda a compreender a mecânica da infecção viral” como também “facilita o desenvolvimento de técnicas de detecção do vírus e possíveis terapias antivirais”, dizem os autores do estudo.

A equipe, liderada por Renhong Yan, do Instituto Westlake de Estudos Avançados, analisou e descreveu a estrutura da proteína ACE2, que não se conhecia totalmente até agora.

Números no mundo
O surto de Covid-19, detectado em dezembro na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infectou mais de 94 mil pessoas em 80 países. Dos infectados, cerca de 50 mil se recuperaram.

Além da China, epicentro da doença, há registro de mortes no Irã, na Itália, Coreia do Sul, no Japão, na França, em Hong Kong, Taiwan, na Austrália, Tailândia, nos Estados Unidos, nas Filipinas e no Iraque.

*Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.