Cientistas identificam anticorpo que neutraliza coronavírus

Segundo o estudo preliminar, os anticorpos são ‘totalmente humanos’. A descoberta fornece base sólida para outras pesquisas e pode iniciar um ‘potencial tratamento’ para Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2020 20h34 - Atualizado em 05/05/2020 08h01
EFE/EPA/JAKUB KACZMARCZYK labotarotrio Droga é desenvolvida por farmacêutica Biogen

Um grupo de cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed afirmam ter encontrado um anticorpo que pode neutralizar o novo coronavírus, que causa a Covid-19 (Sars-Cov-2).

Segundo o estudo preliminar, publicado nesta segunda-feira (4), os anticorpos são proteínas produzidas pelo corpo humano que impedem o vírus de infectar as células.

De acordo com os pesquisadores, a descobertas é um passo inicial para o desenvolvimento de um anticorpo “totalmente humano para tratar ou prevenir a Covid-19“. O artigo foi publicado na versão online da revista Nature Communications.

Segundo Berend-Jan Bosch, co-autor do estudo e professor da universidade de Utrecht, na Holanda, a pesquisa se baseou em estudos realizados no passado com “com anticorpos direcionados ao SARS-CoV que surgiu em 2002/2003”.

“Usando esta coleção de anticorpos SARS-CoV, identificamos um anticorpo que também neutraliza a infecção por SARS-CoV-2 [Covid-19] nas células cultivadas. Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no infectado, dar suporte para eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, relata o professor no estudo.

Segundo os pesquisadores, essa descoberta pode dar uma base sólida para outras pesquisas e iniciar o desenvolvimento de “um potencial tratamento para Covid-19”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.