Cientistas sequenciam genoma de duas cepas do coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 31/03/2020 15h44
Reprodução/NIAID SARS-Cov-2, causador da Covid-19, atacando células humanas A partir do que foi obtido na sequenciação, é possível entender porque alguns pacientes respondem melhor ou pior à infecção

Os pesquisadores de um hospital de Barcelona, na Espanha, conseguiram sequenciar o genoma completo de duas cepas do novo coronavírus de dois pacientes diferentes, o que permitirá a comparação entre outras populações e países.

De acordo com a unidade de saúde, o que deveria ser um projeto de um ano de duração, se transformou em uma corrida contra o relógio, para deter a pandemia. Em 15 dias, o Instituto de Investigação de Doenças Hepáticas e a Unidade de Vírus Respiratórios do Serviço de Microbiologia do Hospital del Vall d’Hebron realizaram a sequenciação.

A partir de agora, as informações estão em uma base de dados internacional, de acesso livre, junto com outras já coletadas sobre o novo coronavírus, e outros patógenos causadores de gripes e síndromes respiratórias, além de dados epidemiológicos e clínicos.

Segundo Tomàs Pumarola, chefe do Serviço de Microbiologia do Hospital del Vall d’Hebron, a partir do que foi obtido na sequenciação, é possível entender porque alguns pacientes respondem melhor ou pior à infecção, e como o SARS-CoV-2 está afetando, individualmente, o desenvolvimento da doença provocada.

“Do ponto de vista epidemiológico, permite comparar as sequências entre diferentes populações e países do mundo, para ver como o vírus vai mudando a medida que se propaga. É um conhecimento útil para prever o que pode acontecer nos próximos anos e como atuar”, explicou.

Além disso, de acordo com o pesquisador, o genoma completo do novo coronavírus abre a porta para vários estudos, inclusive, de evolução e também para uma posterior imunização.

“Podemos ver quais são as zonas do vírus que quase nunca mudam, por isso, seriam os melhores alvos para a concepção de vacinas e antivirais de ação direta”, concluiu.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.