‘Coletes Amarelos’: 59 pessoas são presas em Paris em mais um sábado de protestos

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2018 16h26 - Atualizado em 15/12/2018 16h32
ETIENNE LAURENT - EFE O número de mortos em decorrência dos protestos aumentou para sete. Um homem morreu após acidente de carro em via bloqueada pelos "Coletes Amarelos" na tarde desta sexta-feira (14)

De acordo com as autoridades francesas, pelo menos 59 pessoas foram presas neste sábado (15) em Paris, capital da França. Os presos são manifestantes envolvidos nos protestos dos “Coletes Amarelos”.

Este é o quinto sábado seguido de protestos. As primeiras horas de manifestação reuniram cerca de mil pessoas na Avenida Champs-Élysées, no centro da cidade. No sábado anterior, pelo menos 125 mil pessoas foram convocadas em todo o país. Na capital francesa, foram 10 mil.

Apesar do presidente Emmanuel Macron ter voltado atrás no aumento dos preços do diesel e gasolina, além de ter anunciado aumento do salário mínimo francês a partir de 2019, os “Coletes Amarelos” mantiveram o protesto. Pelo menos 8 mil policiais foram destacados para acompanhar os manifestantes.

Número de mortos subiu para sete

Nesta sexta-feira (14), o número de pessoas que morreram em decorrência das manifestações dos “Coletes Amarelos” na França subiu para sete. Um motorista se envolveu em um acidente com um caminhão que havia sido bloqueado por uma barricada dos manifestantes.

O acidente aconteceu em Erquelinnes, uma cidade que faz fronteira com a Bélgica, que também teve um sábado marcado por protestos dos seus próprios “Coletes Amarelos”.

De acordo com o governo, o acidente aconteceu por volta das 15h do horário de Brasília, (18h na França). Além disso, todos os mortos até o momento foram vítimas de acidentes em estradas bloqueadas.

*com informações da Agência Brasil e da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.