Conselho da Europa ‘suspende’ Rússia por invasão à Ucrânia

Medida é temporária, e organização informa que os canais de comunicação estão abertos

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2022 14h24 - Atualizado em 25/02/2022 17h07
  • BlueSky
Alexey NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP Vladimir Putin Presidente Vladimir Putin autorizou a invasão das tropas russas aos territórios ucranianos

O Conselho da Europa decidiu ‘suspender’, nesta sexta-feira, 25, a participação de diplomatas e delegados russos nas principais instâncias da organização pan-europeia. A decisão é uma resposta ao ataque da Rússia contra a Ucrânia . A medida afeta diretamente o Comitê de Ministros e a Assembleia Parlamentar, mas não o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH). No comunicado, o Conselho informou que a suspensão é temporária e que deixa os canais de comunicação abertos. Segundo a organização, “a Rússia continua sendo membro do Conselho da Europa e parte de suas convenções, especialmente a Convenção Européia de Direitos Humanos”.

Na quinta-feira, 24, a Rússia invadiu a Ucrânia pela manhã e começou mais uma guerra com a região. Em 2014 o mesmo já tinha acontecido e acabou com a anexação da Crimeia. Nesta sexta, segundo dia dos ataques, a tropa russo já chegou na capital ucraniana, Kiev. Segundo a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric, o ataque representa uma clara violação do estatuto. Em decorrência desses atos, vários países europeus e os Estados Unidos, começaram a adotar sanções como forma de parar os atos do presidente russo Vladimir Putin, que continuam ingressando cada vez mais no território ucraniano.

Mapa com regiões atacadas na Ucrânia

Montagem sobre áreas atacadas na Ucrânia – segundo dia

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo