Conselho de Segurança da ONU condena lançamento de míssil norte-coreano

  • Por Estadão Conteúdo
  • 30/08/2017 08h50
KHC01. Seoul (Korea, Republic Of), 12/02/2017.- South Koreans watching a television news broadcast at a station in Seoul, South Korea. According to reports quoting South Korea's military, North Korea has test-fired an unidentified type of ballistic missile at 07:55 local time on 12 February 2017, from the Banghyon air base in the country's western province of North Pyongan. The projectile reportedly flew some 500km towards the Sea of Japan. North Korea is under tough UN sanctions following its recent nuclear and missile tests at a moment of great tension in the Korean peninsula. (Incendio, Corea del Sur, Seúl, Japón) EFE/EPA/KIM HEE-CHUL EFE/EPA/KIM HEE-CHUL O "comunicado presidencial" reiterou que a Coreia do Norte violou várias resoluções do conselho

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou as “ações ultrajantes e ameaças da Coreia do Norte contra um outro Estado-membro da ONU” após o lançamento de um míssil por Pyongyang que sobrevoou o Japão.

O “comunicado presidencial” reiterou que a Coreia do Norte violou várias resoluções do conselho, que proíbem testes de mísseis balísticos e armas nucleares, e pediu para que o país cesse essas atividades.

“O Conselho de Segurança expressa sua grave preocupação de que a Coreia do Norte, ao conduzir tal lançamento sobre o Japão – bem como suas recentes ações e declarações públicas – minam deliberadamente a paz e estabilidade regionais e causaram graves preocupações de segurança no mundo”, disse o comunicado.

O documento não fala de consequências para a recusa da Coreia do Norte em cumprir com as resoluções e não diz se o conselho estava considerando novas sanções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.