Coreia do Norte vai enviar orquestra ao Sul nos Jogos Olímpicos de Inverno
As duas Coreias entrarem num acordo nesta segunda-feira (15) para o Norte enviar uma orquestra composta por 140 músicos para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontece em fevereiro no Sul.
A Orquestra Samjiyon se apresentará em Seul e em Gangneung, uma cidade na costa leste da Coreia do Sul que sediará os eventos de pista nos Jogos.
O acordo foi finalizado após um longo dia de conversas no vilarejo de Panmunjom nesta segunda-feira. Os dois lados ainda discutirão termos específicos do tratado. As Coreias devem se reunir novamente na quarta-feira.
Japão pede mais pressão
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu neste domingo (14) que a comunidade internacional aumente a pressão sobre a Coreia do Norte para forçar esse país a negociar e frear seu programa de armas nucleares.
“Para forçar a Coreia do Norte a mudar sua política, a comunidade internacional deve alcançar um acordo total e exercer a máxima pressão sobre a Coreia do Norte. Assim, será Pyongyang quem terá que oferecer diálogo”, declarou Abe após reunir-se em Sófia com o presidente da Bulgária, Rumen Radev, segundo informou a agência “Focus”.
Abe acrescentou que seu país não cederá às ameaças da Coreia do Norte e fará todo o possível, com o apoio da Europa e da Bulgária, que preside a União Europeia neste semestre, para resolver a ameaça dos testes de armas atômicas e mísseis de Pyongyang.
“A Coreia do Norte deve demonstrar um comportamento em conformidade com os compromissos assumidos de destruir seu arsenal nuclear e de mísseis, de maneira que garanta sua liquidação total, possivelmente com controle externo sobre este processo”, detalhou Abe.
Fonte: Dow Jones Newswires via Estadão Conteúdo e EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.