Coreia do Sul inicia nesta quarta reabertura gradual de escolas

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2020 08h18
MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Instituições de ensino com menos de 60 alunos têm permissão para admitir crianças e jovens de todas as faixas etárias

A Coreia do Sul começa, nesta quarta-feira, uma reabertura gradual das escolas. A medida, iniciada com alunos do ensino médio, faz parte das ações para flexibilização progressiva das restrições adotadas pela pandemia da Covid-19.

O ano letivo no país asiático deveria ter começado em 2 de março, mas o reinício das aulas foi adiado para 13 de maio e, por um novo surto de contaminação pelo coronavírus em Seul, foi remarcado para esta quarta. No entanto, como medida temporária, desde 9 de abril, a Coreia do Sul iniciou um sistema de ensino via internet e televisão.

Embora apenas os alunos do ensino médio tenham retornado aos estudos, as instituições de ensino com menos de 60 alunos têm permissão para admitir crianças e jovens de todas as faixas etárias.

As regras, para evitar novos contágios pela Covid-19, que foram anunciadas nesta terça pelo Ministério da Educação, incluem um check-up diário do estado físico dos estudantes e a permanência em casa caso estejam doentes. Também é obrigatório limpar mesas antes do início das aulas, ventilar salas com janelas abertas, usar máscaras o tempo todo, exceto durante o almoço, e lavar as mãos por 30 segundos.

“Sei que este não é um caminho fácil, mas temos de segui-lo, pois não está claro quando a pandemia de Covid-19 pode acabar”, declarou o Ministro da Educação sul-coreano, Yoo Eun-hae, segundo a agência de notícias local “Yonhap”.

A Coréia do Sul registrou até agora 11.110 casos e 263 mortes pela Covid-19, enquanto 10.066 pessoas já se curaram da doença. Nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais, não houve óbitos e apenas 32 novos contágios foram relatados.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.